Racionalidade humana

A racionalidade poderia ser compreendida como as funções cerebrais avançadas que os humanos possuem tais como a interpretação, os desejos, o temperamento, a imaginação, a linguagem, a vontade, a opinião, a ciência embora estejam vinculadas as qualidades mais inconsciente como o pensamento, a razão, a memória, a intuição, a inteligência, o arquétipo, o sonho, o sentimento, ego e superego. Quem poderia dizer que outros animais não teriam a consciência de si? Porém só o homem expressou ter a consciência da consciência de si.
Podemos apontar para o aparecimento dessas características cognitivas no homem o fator físico: desenvolvimento do cérebro e um fator abstrato, a capacidade de representar simbolicamente o.

Funcionamento da mente

Os processos mentais humanos são gerados e influenciados por três grupos de fatores:
Fatores biológicos - como a predisposição genética e os processos de mutação que determinam o desenvolvimento corporal em geral e do sistema nervoso em particular, etc.;
Fatores psicológicos - como preferências, expectativas e medos, reações emocionais, processos cognitivos e interpretação das percepções, etc.;
Fatores socioculturais - como a presença de outras pessoas, expectativas da sociedade e do meio cultural, influência do círculo familiar, de amigos, etc., modelos de papéis sociais, etc.