Breve história da religião

A criação da religião se dá a partir do desenvolvimento da capacidade humana de abstração-significação que o leva a ter a consciência da morte, e também dos ciclos climáticos e dos desequilíbrios da natureza, que relaciona à forças sobrenaturais e à prática de uma ética. O culto às divindades, ou a heróis mortos também está ligado à influência sobrenatural que os mesmos teriam nas guerras entre tribos.
Alguns defendem um esquema evolutivo, no qual o animismo era a forma religiosa primordial, que depois evoluiu para o politeísmo e mais tarde para o monoteísmo.

Politeísmo
A maioria dos antigos sistemas de crença alegavam que deuses influenciavam a vida humana.

Monoteísmo
A palavra monoteísmo é derivado do grego μόνος (monos) que significa "único" e θεός (theos) que significa "divindidade".
Alguns autores como Karen Armstrong acreditam que o conceito de monoteísmo obteve um desenvolvimento gradual das noções de henoteísmo (adorar um deus único, aceitando a existência, ou possível existência, de outras divindades) e monolatria (o reconhecimento da existência de muitos deuses, mas com a adoração consistente de uma única divindade).