Materialmente: um aglomerado de átomos grandemente organizados, segundo os ditames do código genético, dando origem a um organismo altamente complexo, capaz de ser consciente de ser consciente. Origem dos átomos: Alimentos, água e ar.
Zoologicamente somos primatas.
Biologicamente: Somos semelhantes a muitos animais quanto à nossa organização fisiológica e satisfação das nossas necessidades básicas: comer, dormir, reproduzir.
Somos seres dependentes uns dos outros. A criança nasce em total debilidade e com quase nenhuma instrução mental, ao contrário de outros animais que tem isso como as formigas e pássaros. O nosso modo de viver social faz com que uns disponibilizem suas habilidades em função dos demais.
Comportamentalmente somos regidos pelas convenções sociais, mais aquilo que de acordo com a compilação das experiências pessoais deliberamos como nossas escolhas. Podemos optar dentro de um dado espectro que nos é possível. Boa parte dos seres homens busca uma transcendência espiritual. Os homens de uma forma mais gera buscam a ética, porém todos ferem a ética. Alguns se tornam criminosos.
Cognoscitivamente: Desenvolvemos a abstração. Compreendemos as coisas simbolicamente, ou seja sem que estejam presentes, por isso podemos comparar as experiências, e fazer julgamento acerca delas.